ANTICOAGULANTES

INTRODUÇÃO
Os medicamentos chamados de anticoagulantes agem na cadeia de coagulação do sangue, tornando-a mais difícil, e por outro lado, diminuem a chance de formação dos coágulos de sangue dentro do próprio coração. Em algumas doenças como na arritmia do coração, chamada de Fibrilação Atrial ou Flutter Atrial, no tratamento da Trombose Venosa Profunda, assim como na Embolia Pulmonar, o uso do anticoagulante é fundamental. É muito importante, que o paciente conheça algumas características desses medicamentos para melhor utilizá-los durante o seu tratamento.

O QUE SÃO OS ANTICOAGULANTES?
Os anticoagulantes estão divididos em dois grupos, aqueles cujo efeito depende da Vitamina K(antagonistas da vitamina K) e aqueles que não interferem na Vitamina K.

COMO CONTROLAR A AÇÃO DO ANTICOAGULANTE
O controle é efeito através de exames de sangue, como Tempo da Atividade da Protrombina(TAP), para os anticoagulantes conhecidos como cumarínicos, Varfarina e Femprocumona. Os anticoagulantes não dependentes da Vitamina K, que são mais novos, como Rivaroxabana(Xarelto®), Dabigatrana(Pradaxa®) e Apixabana(Eliquis®), não necessitam de controle com exame de sangue habitualmente.

A ALIMENTAÇÃO INTERFERE NA AÇÃO DO ANTICOAGULANTE?

Sim. Quando se está usando a Varfarina e o Marcoumar(Femprocumona) os vegetais verdes, que são ricos em Vitamina K, reduzem o efeito desses medicamentos.
Em relação aos anticoagulantes mais novos, a Rivaroxabana(Xarelto®) deve ser ingerida junto com o alimento, o que aumenta em mais de 30% a sua absorção. A Dabigatrana e Apixabana não sofrem interferência da alimentação.

OUTROS MEDICAMENTOS INTERFEREM NA AÇÃO DO ANTICOAGULANTE?

A atividade da varfarina pode ser potencializada pela ação de vários medicamentos como corticóides, Amiodarona, antidepressivos, antibióticos, anti-inflamatórios e vários outros, aumentando o risco de sangramento. Os anticoagulantes mais novos, também podem sofrer influência de outros medicamentos. Por isso, sempre fale com o seu médico antes de usar qualquer outro remédio associado.

MANIFESTAÇÕES QUE DEVEM CHAMAR A SUA ATENÇÃO

O principal efeito colateral é o sangramento, que pode ser desde simples raios de sangue ao escovar os dentes, como sangramentos mais graves que podem levar à necessidade de transfusão sanguínea. Algumas manchas na pele, de cor violácea ou vermelha, também podem ser resultantes da ação dos anticoagulantes.

Pré-agendamento On-line​

Para a sua comodidade, oferecemos o pré-agendamento on-line. Informe os seus dados e nossas atendentes entrarão em contato em até 24 horas (somente dias úteis).

Os contatos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.