ENDOCARDITE INFECCIOSA

INTRODUÇÃO
A Endocardite Infecciosa é uma infecção do coração ou dos vasos sanguíneos causada por bactérias ou fungos, apresentando uma lesão característica, a vegetação. As valvas do coração são envolvidas com maior frequência que outras partes do coração ou dos vasos sanguíneos.
A endocardite das valvas protéticas do coração constitui 10% a 30% de todos os casos de endocardite infecciosa em países desenvolvidos. O risco é maior durante os seis meses iniciais após a cirurgia da valva.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
A febre é o sintoma mais comum em pacientes com Endocardite Infecciosa. Os sopros cardíacos são características do comprometimento da valva atingida. O aumento do baço é mais comum quando a infecção é considerada de longa duração.

QUAIS OS EXAMES AJUDAM NO DIAGNÓSTICO?
Além da presença dos sintomas, o ecocardiograma transtorácico é o exame que consegue definir a presença ou não da vegetação ou mesmo o comprometimento da valva do coração.

COMO SE TRATA A ENDOCARDITE INFECCIOSA?
Devem ser alcançados dois objetivos principais para se tratar a Endocardite Infecciosa de forma eficaz. A erradicação do microorganismo causador da infecção com um agente antimicrobiano, e também, quando necessário, o tratamento cirúrgico da valva do coração.

Pré-agendamento On-line​

Para a sua comodidade, oferecemos o pré-agendamento on-line. Informe os seus dados e nossas atendentes entrarão em contato em até 24 horas (somente dias úteis).

Os contatos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.